Shabat Shalom     –  Belo Horizonte    B’H’

Rua Timbiras, 535 – CEP: 30140-060 – B. Hte – M.G. – Tel./Fax: (31) 3273-7772

Home Page: www.chabadbhz.com.br - e-mail: [email protected]

Leilui nishmat Judith Preminger z”l

 

   Uma piada a princípio

 

O riso pode ser construtivo. O Talmud diz que o profeta Elias mostrou a um sábio, duas pessoas no mercado que com certeza iriam ganhar o paraíso. Curioso, o sábio lhes perguntou o que eles faziam. “Nós rodamos no mercado, se vemos alguém que está triste porque perdeu dinheiro em seus negócios, nós tentamos alegrá-lo até que ele consiga rir”.

O riso não é um fim em si mesmo. Como alimento, descanso e qualquer outra necessidade humana, ele deve ser usado como meio para o bem estar, mas não em excesso. Um homem sábio uma vez disse: “o que eu quero é fazer as pessoas rirem de tal maneira que assim elas vejam as coisas seriamente”. Não é um paradoxo. A pessoa que está absorta profundamente em assuntos muito sérios é vulnerável à depressão. Este estado sombrio de mente pode interferir na clareza de pensamentos. Este é o motivo que o grande sábio do Talmud, Rabah, introduzia sua aula com uma piada. Isto consolidava a atenção dos alunos de tal maneira que eles poderiam compreender melhor os assuntos profundos em questão.

Rabi Bunim de Pashischa escutou um chamado de socorro de uma pessoa que estava afogando em um rio. Ele jogou uma corda para este homem e disse: “segura forte! Não deixe ir embora! Se você deixar a corda ir embora, mande meus cumprimentos para o Leviatã!”. Isso não foi humor negro. Foi um esforço para desarmar a ansiedade da pessoa em perigo, para evitar que ela soltasse a corda na confusão causada pelo seu estado precário.

O sábio pode usar a alegria com critério, tanto para si mesmo, quanto para os outros.

Shabat Shalom  

Rabino Nissim Katri

 

 

Calendário

03 de Tamuz- 01 de Julho

Porção da semana – Korach

Acendimento velas de Shabat: 17h12min

Término do Shabat – 18h04min

                                 

                         

Horário de funcionamento da Sinagoga do

Beit Chabad

Aula da porção da semana: Quinta-feira - 20h00min

Kabalat Shabat: Sexta-feira - 17h30min

Shacharit: Sábado - 09h00min

Mincha e Seudá Shelishit: Sábado - 17h00min

Shacharit: Domingo - 09h00min