Shabat Shalom     –  Belo Horizonte    B’H’

Rua Timbiras, 535 – CEP: 30140-060 – B. Hte – M.G. – Tel./Fax: (31) 3273-7772

Home Page: www.chabadbhz.com.br - e-mail: [email protected]

Leilui nishmat Judith Preminger z”l

Subir na escala

Mesmo que a Torá proíba especificamente a destruição de uma árvore frutífera, o Talmud estendeu esse princípio para proibir toda destruição arbitrária.

Um rabino e seu aluno estavam andando na rua. Sem intenção, o aluno arrancou uma folha de uma árvore. “Pense um pouco sobre o que você acabou de fazer”, o rabino disse. “Há uma escala ascendente que categoriza cada função dos seres. D’us quer que o mineral sirva o vegetal que, por seu turno, sirva o animal, e este deve servir o homem. Nossos esforços devem ser direcionados à elevação da matéria, e não à sua degradação”.

“Quando cortamos uma árvore, para modelar coisas que serão usadas de uma maneira construtiva, esta é elevada ao estado de benefício a humanidade. Mas, ao arrancar uma folha viva de uma árvore, por nenhum propósito, você degradou a folha do estado vegetal para o inanimado, e reverteu a ordem ascendente da matéria”.

Se nós guiássemos nossas ações nesta escala de elevação para o estado mais sublime, o quanto nossas vidas seriam diferentes! Devemos também perceber que há um ascendente adicional, o do racional para o espiritual. O quanto seria maravilhoso se tudo em nossas vidas fosse dirigido para culminar nesse objetivo último de espiritualidade!

 

Shabat Shalom

Rabino Nissim Katri

 

 

 

Calendário

26 de Janeiro – 17 de Shevat

Porção da semana – Beshalach

Acendimento das velas - 18h20min

Término do Shabat: 19h17min

 

 

 

 

 

Horário de funcionamento da Sinagoga do

Beit Chabad

Aula da porção da semana: Quinta-feira - 20h00min

Minchá e Kabalat Shabat: Sexta-feira - 18h30min

Shacharit: Sábado - 09h00min

Mincha e Seudá Shelishit: Sábado - 18h00min

Shacharit : Domingo - 09h00min